-
Arquitetos: PSV Arquitectura
- Área: 408 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Casa capital, De maderas, EXPOLAJAS, Edificor, Minimo lighting, Mobar, Naos, Noir AF, Somos complemento, Tidy Equipamiento de espacios
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa desenvolve-se longitudinalmente no térreo, partindo de uma grelha onde se situam as funções públicas de um lado e as privadas do outro, sendo os quadrantes centrais, a sala de distribuição e os pátios internos. Estes permitem uma integração com a natureza no interior e uma ventilação cruzada constante, bem como obedecem à premissa de projeto de que todos os espaços estão orientados a norte.
É evidente que a grelha em sua elevação é um resultado direto da lógica estrutural da casa, que começa com as lajes de concreto in situ dispostas de leste a oeste e as paredes revestidas de pedra de norte a sul, continua com as vigas dispostas perpendicularmente às placas, com as respectivas lajes e tetos de madeira, e termina com o volume de pedra como acabamento icónico da casa.
A linguagem exterior é finalmente unificada com a colocação de brises móveis em aço que permitem a privacidade entre os espaços e os protegem, principalmente quando se trata de direcionar a luz do oeste.
Embora se possa dizer que a casa abre e direciona seus visuais introspectivamente para o pátio principal e, portanto, para os campos de golfe da vizinhança, luz horizontal e fendas de ventilação são geradas entre o final das placas de concreto e o início das lajes, em fachadas exteriores, norte e sul.
Ela se caracteriza pela sinceridade estrutural, material e funcional, onde os percursos são claros graças à disposição dos espaços e à ligação visual entre eles desde o interior.
O percurso do hall de entrada a qualquer um dos quartos é caracterizado por um movimento dinâmico e uma sensação de conforto, resultante da combinação dos materiais nobres utilizados, como a pedra, o concreto e os tetos de madeira, com o design de interiores, onde os têxteis e cores da mesma gama buscam acolher os seus visitantes.